Home
O Hotel
Pacotes e Ofertas
Apartamentos e Suítes
Restaurante e Bar
Localização
Cadastro
Contato
   
 
 
 
   
Eventos

Virada do ano – Réveillon
Fortaleza comemora a virada do ano com a intensidade que merece. Anualmente, o Réveillon popular da cidade, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, que já se consolidou como uma festa democrática, segura e alegre, leva para as areias do Aterro da Praia de Iracema uma já fiel multidão de moradores e visitantes que promove verdadeiras confraternizações coletivas à beira mar. Essa festa, em que já se apresentaram nomes importantes da MPB, como Lulu Santos, Gilberto Gil, Daniella Mercury e Chico Pessoa, também já é descentralizada, recebendo celebrações populares com queima de fogos em vários bairros da cidade.

Janeiro / Fevereiro – Pré-carnaval
O Pré-carnaval de Rua de Fortaleza é a festa da alegria, da espontaneidade e da irreverência. Ocupando as ruas dos diferentes bairros da cidade, valoriza a tradição e leva crianças, jovens, adultos e idosos a brincarem fantasiados, ao som das bandas e charangas de sopros, metais e percussão, que tocam frevos, marchinhas, sambas e ijexás. Manifestação genuinamente do povo, o Pré-carnaval é apoiado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e se caracteriza como uma festa descentralizada e democrática.

Fevereiro / Março – Carnaval
O Carnaval de Fortaleza, manifestação tradicional e popular apoiada cada vez mais pela Prefeitura, é a festa da alegria e da espontaneidade. Marcado pela diversidade de ritmos e descentralização das ações, a folia se espalha por diferentes pontos referenciais e redutos festivos da cidade, como a av. Domingos Olímpio, tradicional palco do desfile oficial das agremiações carnavalescas (maracatus, escolas de samba, blocos, afoxés, cordões e os sujos) e Praia de Iracema, bairro que concentra o maior número de blocos carnavalescos.

Fevereiro / Março – Festival de Jazz e Blues
Há 10 anos, o primeiro Festival Jazz & Blues ocorreu na serrana Guaramiranga, com cerca de 6 mil habitantes. Nesse ínterim, o evento expandiu-se para outras cidades no Estado e consolidou-se também em Fortaleza. Hoje, é respeitado e reconhecido em todo o Brasil e mundo afora. Em Fortaleza, ocorre imediatamente após o carnaval, já na quarta-feira de Cinzas – oferecendo jazz, blues, instrumental, MPB e música internacional de qualidade. O site oficial do evento é bastante informativo: www.jazzeblues.com.br

Março – Dia do Maracatu
Foi criado oficialmente através da lei municipal 5.827/1984, por ser esta a data da libertação dos escravos no Ceará (25 de março de 1884), primeiro Estado brasileiro a abolir a escravatura, quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea, em 13 de março de 1888. Neste dia, Fortaleza vê reis e rainhas, balaieiros, índios, calunga, preta e preto velhos, negro do incenso, orixás desfilando pelas ruas da cidade ao som da batida dolente do Maracatu Cearense.

Abril – Aniversário de Fortaleza
A cada dia 13 de abril, a Prefeitura Municipal comemora o aniversário da cidade presenteando os cidadãos e cidadãs com grandes shows musicais – um elogio à diversidade cultural e à história do nosso povo. A celebração se estende por todo o mês de abril, quando diversas atividades culturais e sociais colocam o fortalezense em primeiro lugar numa pauta política que prioriza as pessoas. Artistas cearenses como Ednardo e Fagner, ou de renome nacional como Monobloco e o rei Roberto Carlos, já saudaram essa festa que, a cada ano, ganha novidades.

Junho – Arraiá da Cidade
Grande festa de São João realizada na Praça do Ferreira. O Arraiá da Cidade tem programação diversificada com participações de grupos de danças e repentistas, apresentações de quadrilhas adultas e infantis, barracas de comidas típicas e de artesanato e estandes com a apresentação de simpatias casamenteiras, brincadeiras e jogos. O evento reúne cerca de 40 mil pessoas por edição e acontece desde 2006. Cada noite é encerrada com um show musical: Nando Cordel, Waldonys, Chico Pessoa, Zé de Manu e Messias Holanda já passaram pelo palco do Arraiá da Cidade.

Junho – Parada pela Diversidade Sexual do Ceará

Realizada sempre no último domingo de junho, já é a 2ª maior do País (atrás apenas da cidade de São Paulo). O evento reúne milhares de fortalezenses e turistas na avenida Beira Mar, um dos cartões postais de Fortaleza.

Julho – Fortal
A maior micareta do Brasil já atingiu a maioridade. A festa é tradicional no último final de semana do mês de julho, quando as mais variadas tribos encontram-se no Fortal. A folia ocorre na Cidade Fortal – que oferece estrutura de grande porte, composta de ambientes diferenciados. Uma cidade cenográfica de fácil acesso, com esquemas especiais de transporte para turistas e fortalezenses. Site oficial: www.fortal.com.br

Julho / Dezembro – Fortaleza em Férias
Série de atividades esportivas, artísticas e de diversão promovida pela Prefeitura durante as férias escolares, envolvendo apresentações na Praia de Iracema, Anfiteatro da Volta da Jurema, Parque Adahil Barreto, Parque Rio Branco e em 15 outros bairros da cidade. Mais informações: www.fortaleza.ce.gov.br

Outubro – Ceará Music

No início, há quase 10 anos, o Ceará Music significava a transformação de Fortaleza na capital nacional do rock. Com o passar dos anos, a festa foi se ampliando e atraindo outros artistas, além de turistas que visitam a cidade com a intenção primeira de participar do festival. Nas oito edições do Ceará Music, o público já conferiu atrações de vários estilos, como Titãs, Biquíni Cavadão, Vanessa da Mata, Armandinho, Skank, Engenheiros do Hawai, Los Hermanos, Charlie Brown Jr., Paralamas do Sucesso, Pato Fu, Cidade Negra, Ana Carolina e Fernanda Abreu. O festival também reúne espaços alternativos.

Dezembro / Janeiro – Ceará Natal de Luz

A programação gratuita que movimenta a cidade durante os meses de novembro e dezembro é promovida pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e apoiada pela Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor). É quando Fortaleza se transforma na cidade da luz, com decorações natalinas espalhadas por toda a cidade. Um dos pontos de maior emoção é a chegada do Papai Noel à Praça do Ferreira (Centro), de helicóptero, e a apresentação diária de um coral natalino de crianças nas janelas do antigo prédio do Excelsior Hotel. Também emociona a árvore de Natal sempre montada na Praça Portugal (um logradouro em formato circular no bairro Aldeota) e que já é a 3ª maior árvore de Natal do Brasil.

   
 
 
   
 
 
 
 
 
 
Av. Historiador Raimundo Girão, n° 430 - Bairro Praia de Iracema - Fortaleza - Ceará - Brasil - Fone: (85) 3219.2299 - FAX: (85) 3219.4356